Monday, September 29, 2008


Como diria Christian Pior citando a sábia Sasha: "Oi, povo!"

Minhas merecidas férias chegaram e peguei minha malinha em direção ao Nordeste mais uma vez. O dia começou chuvoso no domingo, mas tuuuuuuuuudo bem quando se vai ao Ceará porque ali parece não chover nunca!! Eu e o Má chegamos cedinho no aeroporto pra fazer o check-in, fomos ao banheiro pra não usar o avião (banheiro em avião e ônibus é sempre claustrofóbico, principalmente porque quase nunca dá para respirar lá dentro...), tomamos um café rapidinho, passamos pela Polícia Federal e ao nos dirigirmos para o portão de embarque escutamos a seguinte mensagem: "Sr. Cláudio Massao e Sra. Daniela Ohira, o seu vôo está sendo encerrado..." Siiiiiim, quase perdemos nosso vôo para Fortaleza e faltava bem uns vinte minutos para o horário de partida.

Mas deu tudo certíssimo e como previsto chegamos de tardezinha na capital cearense, tempo para almoçarmos lá, dar uma pesquisada nas atrações da cidade, no aluguel de automóvel e comprar nossa passagem para Jijoca de Jericoacoara, onde passaríamos a noite.

Gente, daí para a frente só estando lá para saber. São seis horas de viagem, o ônibus geladão com o ar condicionado e um sobe e desce no ônibus porque tem parada em tudo quanto é cidadezinha. Fora uma criancinha que não párava mais de chorar, o pai quase espancando o menino e a galera toda devia estar pensando se teríamos que escutar os berros do garoto durante toda a viagem. Graças a Deus, desceram antes de chegar na metade do caminho...


Já tinha combinado com um dos donos da Pousada Anjo Azul, em Jijoca, que era para ele enviar um motorista para nos buscar mais ou menos à meia-noite. Enquanto os passageiros corriam atrás da bagagem para entrar na jardineira rumo à Jericoacoara (pois sim, mais uma hora de viagem até lá...), a gente corria atrás do motorista, já que não seguiríamos viagem. Apareceram dois caras que começaram a brigar porque os dois foram nos buscar para levar até a Pousada. Depois de tirarem par ou ímpar chegamos ao nosso destino. Agradabilíssimo por sinal...
PIC1: Foto da varanda do quarto. A Pousada está em uma área de proteção ambiental e é uma espécie de sítio com uma imensa lagoa ao fundo. As fotos da lagoa merecem capítulo à parte.
PIC2: Foto na recepção da Pousada Anjo Azul

8 comments:

Tiago said...

Oi Daniela td bem??? Muito prazer, eu sou o Tiago e moro em Floripa, e pesquisando na net sobre depoimentos de quem já foi a Jeri, cheguei ao teu blog. Então, queria saber se você poderia nos dar umas dicas sobre a estada lá, já que pretendemos fazer um roteiro semelhante ao que vocês fizeram.
Parabéns pelo blog, muito legal mesmo! Abraços!!

Daniela said...

Oi Tiago,

Legal que meu blog esteja servindo para alguma coisa... rs... Bom, eu posso indicar os dois lugares que fiquei.
O primeiro fica em Jijoca de Jericoacoara porque como a gente foi de ônibus de Fortaleza para Jeri, são longas 6 horas e achamos ruim viajar de noite de Jijoca para Jeri. A Pousada se chama Anjo Azul e se você der uma olhadinha no Guia 4 Rodas é a que tem melhor classificação. Os donos são uma simpatia e inclusive se você tiver alguma dúvida em relação a roteiro ou o que fazer por lá, eles dão várias dicas. A Pousada fica dentro da Area de Proteção Ambiental e é uma espécie de sítio, sendo que os fundos já levam até a Lagoa do Paraíso, onde você pode ficar deitado na rede dentro da lagoa (é incrível!!) ou fazer o passeio de jangada até a Lagoa do Lago Azul (também é um espetáculo!!). Daí acaba economizando uns cinquenta reais por pessoa porque não vai ter que ir até Jeri e de lá comprar o pacote para conhecer as lagoas... Como eu já disse, os proprietários são uns fofos e você pode experimentar uma sopinha quando chegar e em algumas noites eles fazem uma fogueira à beira da lagoa para bater papo com os hóspedes, vale mesmo a pena perder um dia, pelo menos, para ficar lá. Acho que a gente pagou uns 100 reais pela diária na baixa temporada.

http://www.anjoazulpousada.com.br/


Em Jeri a gente se hospedou na Pousada Morada do Sol. A administração é a mesma da Pousada Kalanda, então tanto faz ficar em uma quanto a outra. A Pousada é simples, mas bem charmosinha e não tem TV no quarto. Também só serviam o café da manhã por ser baixa temporada na época em que estivemos lá, mas Jeri tem tantos restaurantes bacanas que nem fez falta... Só consegui falar com eles por email, o telefone toca eternamente e ninguém atende. Leve os comprovantes de depósito e email de confirmação de reserva porque eles são um pouco desorganizados. A gente deve ter pago uns 80 reais pela diária na baixa temporada. Tem muitas pousadas em Jeri, mas se for na alta temporada é bom reservar qualquer coisa com antecedência. Ah, leve dinheiro porque não tem banco e nem caixas eletrônicos por lá. Tem muita coisa para fazer em Jeri, a gente passou três dias que nem percebeu o tempo passar...

http://www.moradadosoljeri.com/

E em Fortaleza, não sei se vocês querem conhecer, a gente alugou um apartamento em frente à Praia do Futuro. pelo site do Alugue Temporada (imóvel 533684068). O nome da proprietária é Sandra e o apartamento é muito bem localizado e todo equipado. Tem dois apartamentos dela para alugar no site, você pode escolher o que for mais conveniente. A gente escolheu o apartamento novo, fica praticamente em frente à Barraca Vira Virão. A CrocoBeach é ao lado e nem dá para enumerar os tantos ítens de lazer que eles têm por lá. Nunca vi nenhuma mega barraca assim em São Paulo e acho que nem em Floripa quando estive por lá... Nesse site do Alugue Temporada dá para pesquisar imóveis também em Jeri se interessar. Já usei várias vezes em diversos lugares e nunca tive nenhum problema com o aluguel, de repente, vale a pena você tentar...

http://www.aluguetemporada.com.br/


Espero que tenha ajudado!!

Daniela

Tiago said...

Oi Daniela, muito legal e engraçado o Post de Tatajuba também!! A gente tava querendo passar pelo menos uma noite por lá, mas a única pousada que valia a pena (a Santa Maria), vai estar em reforma. Como a gente vai estar em Lua de Mel, estamos dispostos a investir um pouco em conforto em Jeri, e ficar numa pousada média (mas nada de Vila Kalango ou Mosquito Blue, hehe). Estamos praticamente fechando com a Vila Bela Vista, por 160,00 por dia, no melhor ambiente q eles tem.
Sobre as Lagoas você que conheceu tanto a Lagoa do Paraíso quanto Tatajuba, acha que a diferença entre uma e outra paisagem é gritante? Qual das duas valeria mais a pena passar uma noite?
Outra coisa que queria te perguntar. Nós estamos querendo pegar o busão da Redenção que sai de manhã de Fortaleza (10h30) e chega lá às 17h30. Nesse horário você ainda acha que valeria mais a pena ficar em Jijoca?
Sobre a pousada Anjo azul, queria entender direito a localização dela. Chegando em Jijoca, teria que ver pra alguém nos levar até lá certo? Agora, ela já fica na direção de Jeri, ou o caminho é outro? Porque se por exemplo, ficarmos na Anjo Azul na chegada, como a gente faz pra ir pra Jeri no outro dia? Que horas mais ou menos a gente consegue transporte mais fácil e barato ali?
Daniela, muito obrigado pelas informações viu! Aguardo ansiosamente sua resposta. Se você tiver algum e-mail e preferir que eu escreva por lá, me passa... Abraços!

Daniela said...

Oi Tiago!

Acho que vocês têm toda a razão em investir em uma pousada confortável em Jeri, porque além de estarem em Lua de Mel, eu particularmente, achei a cidade bem romântica. É daqueles lugares que você pára, abraça seu par, olha para o horizonte e crê na existência de Deus, do amor, de um mundo melhor...essas coisas...
Dizem que gosto não se discute, mas eu acho que a Lagoa de Tatajuba até ficou feinha depois que eu já tinha conhecido a Lagoa do Paraíso e a Lagoa Azul. E acho que é justamente porque eu me hospedei na Pousada com acesso à Lagoa. Dava a impressão de que a lagoa era só nossa, uma espécie de lagoa particular. Estava em um pedaço de área privado e logo, não era aquela coisa repleta de turistas, todo o mundo aparecendo na sua foto... A Lagoa Azul me deixou encantada! Acho que a cor do mar no Caribe deve ser daquela cor...
Quanto ao ônibus, se quiserem ir direto para Jeri, acho que 17h30 é um horário bom porque o sol já não está tão forte e ainda vai dar para curtir um pouco da paisagem. Se ficarem na Pousada Anjo Azul, no momento da reserva, peça para reservar um carro para buscá-los no centro (onde todo o pessoal do ônibus da Redenção desembarca para pegar a Jardinheira) , custa R$ 15,00 para o casal e é mesmo necessário porque é uma estrada sem asfalto, estreita e deve ser uns 6 ou 7 km para andar com bagagem nas costas. Não dá...
O ônibus da Redenção que leva de Jijoca para Jeri passa duas vezes por dia, eu não sei os horários, e faz um caminho pela estrada de asfalto até chegar na praia para depois retornar para Jeri. Ele é um pouco mais demorado.
O transporte que usamos foi uma caminhonete que só custou R$ 5,00 por pessoa e sai a cada 15 minutos a partir das duas da tarde. Se vocês não gostarem de aventura, eu não recomendo esse transporte. Tem que montar na caçamba e apesar da proteção no teto, é preciso agüentar o vento e a areia até chegar em Jeri. Para mim passou muito rápido e foi tranquilíssimo, mas sabe como é mulher... chega toda descabelada, com areia no corpo inteiro... estou avisando porque não quero que vocês tenham a primeira briga sendo recém-casados!
Se chegarem as 17h30 em Jijoca, podem dormir na pousada e fazer como a gente, que aproveitou a manhã até o meio-dia para conhecer as duas lagoas. Depois podem almoçar, tomar banho e esperar até umas duas ou três da tarde para o transporte que leva para Jeri. Ah, e ainda chegar para ver o sol poente na Duna do Pôr do Sol!

Daniela

Unknown said...

Daniela... legal!!! Cada vez mais você nos ajuda. Agora não consegui entender ainda como a gente vai sair da Pousada Anjo Azul para a vila de Jeri. Essa caminhonete que você pegou passa na pousada, ou você teve que ir até Jijoca e pegá-la de lá? Outra pergunta é o horário que você foi pra lá... pq queria mesmo ainda pegar o por do sol lá. Muito obrigado e abração!!

Daniela said...

Oi Tiago,

Esse transporte que leva até Jeri passa na Pousada. É só avisar um dos donos que eles fazem a gentileza de ligar na central e pedem para que alguém passe na pousada para pegá-los. A gente saiu mais ou menos às três da tarde, mas fomos ver o pôr do sol quase no último dia, antes de voltar para Fortaleza... Na época em que fomos, em setembro, seis horas já tava ficando escurando, então não dá para deixar passar muito das cinco da tarde porque anoitece...

Até mais!

Marcelo said...

Muito bom seu blog. Ajudou muito.
Obrigado,
Marcelo

Daniela said...

Oi Marcelo,

Que bom que aproveitou as dicas do blog! Sempre que viajo tento deixar minhas impressões por aqui... visite sempre!